Fatos sobre o curso de Direito

sexta-feira, maio 10, 2019



O curso de DIREITO aparece na lista dos mais procurados pelos estudantes já tem vários anos. Mas será que você realmente faz parte do time daqueles que amam a profissão? Quero apresentar alguns fatos sobre a graduação que se você está interessado no curso, precisa saber!

Sempre que eu falo sobre o meu curso atual, recebo muitas dúvidas sobre a faculdade, matérias, conteúdo, aquele tipo de pergunta e frase clichê “preciso gostar de ler?”. Sendo assim, decidi dividir minha experiência e sanar algumas questões por aqui, gosto muito desse assunto e espero poder ajudar quem está em dúvida sobre essa carreira e sobre um dos cursos mais antigos do Brasil. 

  •  A maior parte do conteúdo é teórico 
Além das disciplinas base como Sociologia e Antropologia, para você entender bem o Direito precisa conhecer as leis e elas são várias (infinitas) rs. Entender a Constituição, os códigos de Processo Penal, Civil e Administrativo, ler petições e requerimentos, estar por dentro das mudanças é uma rotina necessária. Enfim, são muitos assuntos que exigem um bom nível de leitura, então sim, precisa gostar ou aprender a ler muito.  

  •  Dominar a escrita 
Assim como a leitura é importante, a escrita segue junto com ela. Durante o curso você vai ter provas dissertativas, escrever processos e discorrer argumentações de defesa ou acusação em forma de texto. Desse modo, dominar o português é algo essencial, caso contrário você terá dificuldades em se expressar e fazer suas ideias serem compreendidas. Eu mesma tenho certa dificuldade na hora de passar meus pensamentos pro papel, principalmente porque é utilizada a linguagem jurídica, completamente diferente do que estamos acostumados no dia a dia. 

  • Debates e apresentações em público 
Durante todo o curso de Direito você precisará escrever, porém o debate oral é igualmente necessário. Saber argumentar de maneira rápida, ter segurança para defender um ponto de vista e controle emocional para lidar com conflitos é algo trabalhado durante os debates e as apresentações. Em minha opinião, apesar de ser bem difícil falar na frente dos professores e colegas de turma, essa é uma parte legal do curso e você pode sentir na pele como será numa audiência, por exemplo, com o tempo a insegurança dá lugar para a confiança e minha dica é: Quando for realizar uma apresentação em público, tenha domínio sobre o assunto que irá abordar isso facilita na hora de se expressar e mostra que você realmente estudou sobre isso. 

  •  É obrigatório fazer estágios 
O curso tem disciplinas de estágio inseridas dentro da própria grade curricular, isso quer dizer que você precisa ter a experiência prática da profissão para se formar. Assim, é necessário fazer atividades em tribunais, escritórios de advocacia, fóruns ou outro espaço disponível para as atividades jurídicas. Se você assim como eu, trabalha em período integral em outra área, deve estar preocupado agora. Mas calma, durante os cinco anos de curso a faculdade apresenta diversas opções como palestras, júri simulado que podem te ajudar a contar essas horas. 

  •  O diploma não habilita você a advogar 
É isso mesmo. Muitas pessoas entram no curso de Direito achando que logo depois da graduação já podem trabalhar como advogados. Só que não é isso que ocorre. 
O diploma afirma apenas que você é bacharel na área e que tem conhecimento das leis. Ainda é preciso fazer a temível  prova da OAB — Ordem dos Advogados do Brasil — e somente depois de aprovado é que se está habilitado para exercer a atividade. E não se engane, nem sempre as pessoas passam logo de cara no exame. Pretendo trazer conteúdos diversos e dicas de estudo quando estiver chegando minha hora (medo) rs 

  •  O curso é pré-requisito para diferentes profissões 
Além de atuar como advogado, você pode trabalhar como procurador, promotor de justiça, juiz, delegado de polícia e tabelião. Todas essas profissões exigem o diploma em Direito. No caso delas não é obrigatório fazer o exame da OAB, afinal, ele é essencial apenas se você quiser advogar. Se você assim como eu é imperativa e não se vê presa em um escritório, fique tranquila. Uma das incríveis vantagens é justamente ter esse leque grande de opções para trabalhar, vou abordar um pouco de cada área também. 

  •  A matéria mais difícil é a presença  
Com tanto conteúdo teórico, a mente pede descanso com frequência Em casa é preciso estudar, fazer os trabalhos, seminários, pesquisas e quando chega a hora de ir pra faculdade, já bate aquele cansaço. É essencial ter foco no seu objetivo para conseguir força e não desanimar durante os tropeços, desistir está fora de questão, combinado?  Lembre-se de tomar cuidado com as faltas, já fui prejudicada por isso e não recomendo!  

E então, qual dos fatos apresentados ao longo do post mais chamou a sua atenção? Deixe seu comentário ou outras dúvidas aqui em baixo e se você também é estudante, vou adorar saber suas experiências e dicas.

Veja também!!

0 comentários