03 Fatores sobre o algoritmo do Instagram
terça-feira, julho 02, 2019
Meu amigo Marquinho vulgo co-fundador e executivo-chefe do Facebook, Mark
Zuckerberg está sempre inovando; o que me deixa maluca às vezes.
Quem trabalha nessa área digital mal consegue
respirar com tantas informações e atualizações. Mas, tudo que precisamos saber
está no nosso alcance, basta dominar!
Você sabe como funciona
o algoritmo do Instagram?
Segundo o Insta, três
fatores determinam principalmente o conteúdo do seu feed: interesse, oportunidade e relacionamento.
Se você costuma interagir
com postagens que apresentam natureza, por exemplo, o algoritmo dá preferência
a imagens e vídeos relacionados a natureza ao organizar seu feed. A
tecnologia de trabalho em andamento funciona de forma semelhante
às hashtags.
OPORTUNIDADE refere-se à data e hora em que uma
imagem ou vídeo é postado, por isso é tão importante fazer uma analise minuciosa
sobre os melhores dias e horários que seu público está navegando. É
improvável que um usuário comum veja algo postado há mais de alguns dias.
Finalmente, o Instagram
reconhece a importância dos relacionamentos.
Afinal, os usuários de
mídias sociais estão lá para ver o que seus amigos, familiares,
celebridades, profissionais e marcas favoritas estão fazendo. Está virando
clichê, mas quanto mais você e outro usuário interagirem, seja por meio de
curtidas, comentários, DMs (sup) ou tags, mais freqüentemente você verá o
conteúdo do outro. É por isso que você já deve estar cansado de ouvir “comenta
na minha foto, foto nova no perfil, ative as notificações, etc.”
RELACIONAMENTO
Por exemplo, os posts
de sua mãe nunca terão tantos likes quanto os da Bruna Marquezine. Mas como
você provavelmente gosta e comenta os posts de sua mãe com freqüência, e pode
marcar um ao outro em suas fotos, o algoritmo do Instagram entende que você
quer ver o que ela está postando, mesmo que ninguém mais esteja envolvido com o
conteúdo dela.
O que isso significa
para as marcas: é importante desenvolver relacionamentos contínuos com seus
seguidores. O engajamento
consistente é mais valioso do que o engajamento esporádico, então
saiba o que seus seguidores querem ver e se envolva, dê a eles mais desse conteúdo.
Se você quer que os seguidores interajam com
suas postagens, dando-lhe um impulso importante nas categorias de algoritmo
de interesse e relacionamento, você não pode tratar o Instagram simplesmente
como um meio de transmissão. É
uma rede social,
então você precisa ser social.
Lembre-se
do conceito de rede social
Ao longo dos dias, talvez isso passe
despercebido, mas este é um conhecimento que faz toda a diferença durante o
caminho para atingir suas metas.
Observações
importantes:
Vídeos não classificam universalmente
mais altos. Em toda a plataforma, o algoritmo trata fotos e vídeos
igualmente.
No entanto, os
usuários que costumam assistir e interagir com vídeos verão mais vídeos no
feed. Os usuários que rolarem os vídeos anteriores e se concentrarem no
conteúdo da foto verão mais fotos.
“Não favorecemos
contas que usam partes diferentes do aplicativo mais do que outras”, disse a
designer de produtos Christina d’Avignon à Recode.
Isso significa, se o
seu público tende a assistir e se envolver com os stories, você deve postar stories. Se
eles gostam de vídeo ao vivo, você deve postar um vídeo ao vivo. Dar aos
usuários o que eles querem aumentará o engajamento geral e enviará poderosos
sinais de interesse e relacionamento.
A única maneira de
melhorar seu conteúdo é produzir um ótimo conteúdo
Soa óbvio,
certo? Mas vale a pena repetir. Se você fornecer conteúdo de
qualidade de maneira consistente e alinhada às expectativas dos seus seguidores
em relação à sua marca, incentivará o envolvimento que aumenta esses sinais de
interesse e relacionamento.
No próximo post vou contar sobre como
fazer o algoritmo do Instagram funcionar a seu favor, outras informações
importantes para você ter domínio na ferramenta.
Esse assunto é bem
extenso e pra não ficar cansativo, vou alinhar mais detalhadamente por tópicos.
Mas, se você tiver alguma dúvida pode deixar nos comentários ou entrar em
contato, terei o maior prazer em poder te ajudar.
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