Falando sobre a profissão blogueira.

quinta-feira, janeiro 22, 2015



Toda vez que faço novos amigos ou paro alguns minutos para falar com a família, a pergunta mais frequente é: O que você anda fazendo Ka? Profissão.. Estudos...
Minha resposta? Sou blogueira, trabalho com publicidade, faço um pouco de tudo que me pedem no meio virtual, desde que agrade o meu público.
Mas como assim: O que é ser blogueira?
São infinitas perguntas e muitas delas com um certo preconceito ao ouvir as respostas e prolongar o assunto. Por esse motivo, decidi dedicar a postagem de hoje, explicar um pouco sobre esse assunto que intriga tantas pessoas.


Acho engraçado essa galera que em plena era digital resolve menospreza quem trabalha com internet, seja com um portal, uma página no Facebook, um blog, um canal no Youtube ou um Instagram bombado. O que antes era uma brincadeira hoje se tornou profissão por sinal muito rentável, quer você queira ou não.O dinheiro que antes era só dos outros meios de comunicação hoje está indo parar onde? Sim, na internet! As empresas estão investindo e vão investir cada vez mais em divulgação online. As plataformas e formatos podem mudar, mas o digital vai permanecer. O fato é que vai permanecer apenas quem é realmente bom no que faz, quem gosta do que faz e se dedica a isso. As marcas adoram as blogueiras, elas divulgam e dão retorno financeiro, então eles investem. Isso é publicidade. Até onde a publicidade é bem vinda nos blogs? Até onde você pode confiar na palavra de uma blogueira? Vai de você. Você confia na televisão? Na revista? Publicidade é sempre publicidade.
A internet tem espaço para todo mundo, aqui todo mundo pode. Exatamente por conta disso existe muito conteúdo ruim mas isso existe em qualquer área: profissionais bons, medianos e ruins. A diferença é que aqui você não é obrigado a nada e só visita o endereço quem quiser. E se não quiser visitar nenhum não tem problema. Tem quem queira!
Esse é um dos pontos mais importantes também. Sempre recebo perguntas e pedidos de como começar um blog. Minha resposta quase sempre é a mesma:
Nunca pense em querer agradar todo mundo. Isso não vai acontecer, sempre tem criticas, sempre tem pessoas que não gosta dos mesmos assuntos que você. Blog nada mais é do que você na teoria, e muitas vezes na prática. Estar na internet e ser uma pessoa pública, não muda o fato de você não agradar todos, não muda o fato de você não pensar igual a todos, vou dar um exemplo simples...
No colégio, você sempre tem o grupo de amigos que se identificam com você e por isso estão sempre por perto, mas também tem aqueles que não te conhecem e não fazem a menor força para isso acontecer, porque visualmente falando, você não os agrada. Isso não muda na internet, tem público para tudo! O que te faz ser bom, não é o que você escreve, e sim você fazer com amor e ser você mesma.  
Falta profissionalismo? Concordo. Se é para transformar em profissão e ganhar dinheiro precisa investir, precisa ter responsabilidade com o leitor e prestar serviço, não desserviço. Todo esse universo que foi transformado em coisa séria ainda é muito novo e as pessoas estão errando para aprender. O deslumbramento não ajuda: tem gente achando que é só criar um blog e começar a ganhar dinheiro da noite para o dia sem se preocupar com o conteúdo que vai ser postado. Eu ainda estou no começo, sei o tanto que tenho que batalhar para alcançar meus objetivos, mas também sei o quanto me dedico e invisto nesse futuro. Se você quer fazer disso um emprego é preciso primeiro investir em você, estudar, aprender, ter paciência. Entenda que investir em uma profissão tão nova pode ser perigoso se você não se garantir de outra maneira.
O meu caso foi ainda mais arriscado, largar outra profissão que não era a dos meus sonhos, mudar a opção de faculdade, foram decisões que precisei tomar para garantir que iria fazer o que realmente gosto, como agora.

Muita gente me pergunta sobre como é ser blogueira mas “profissionalmente” eu não posso responder. Minha renda não vem do Blog, o que eu ganho com um blog hoje, não me sustentaria. O Karolini Bride é uma paixão/diversão que felizmente me rendeu uma monte de oportunidades incríveis, mas eu tenho blog e me dedico a ele a seis meses somente. Faço disso tudo uma experiência para o que quero continuar fazendo. Não é vago, não é inútil, muito menos perca de tempo, as mesas chances de dar certo, são as mesmas de não dar. Vai de você arriscar ou não!
Se você tem vontade de trabalhar com blogs eu pergunto: você gosta mesmo disso ou só quer ganhar dinheiro? Entenda que não é errado querer ganhar dinheiro, mas se você não gostar realmente de ter um blog não vai ter paciência de esperar a coisa começar a render. Por isso minha dica é: invista em você, estude, trabalhe. Invista, mas mantenha o blog em paralelo com outros projetos para sentir como as coisas acontecem, quando eu me desliguei de pensar só nisso, foi onde as coisas realmente começaram a caminhar, foi onde eu percebi que estou no caminho certo. Como eu disse, invista em você, procure fazer coisas que te tragam experiências, isso tudo pode acontecer em coisas simples como começar um curso novo. Muitas pessoas podem querer fazer o mesmo que você, suas ideias, opiniões sobre esse assunto, pode servir a muitos leitores e isso fará de você alguém especial, importante no meio de tantas.

Então é isso, no próximo post sobre esse assunto, irei contar um pouco do que uma blogueira faz no dia a dia. Claro que nem todas fazem as mesmas coisas, cada uma tem a rotina diferente em base o que seu trabalho já exige. Vou falar por mim, da minha experiência atual e também irei trazer alguns depoimentos de amigas blogueiras que estão na área um pouco mais de tempo.
Espero que vocês tenham gostado e entendido um pouco sobre esse mundo que não é novo, 
E se você é desses que acha graça, menospreza e critica o trabalho de quem trabalha com isso queria te dizer que enquanto isso tem um monte de gente aí arriscando, trabalhando, viajando, ganhando dinheiro.
E você, tá fazendo o que mesmo aí na frente do computador?
Fan Page: clique aqui.
Instagram: clique aqui


Veja também!!

0 comentários